Mensagem para o dia dos pais – I

 

Tudo o que está ao nosso redor, as criaturas minerais, vegetais, animais, os seres humanos, enfim, todo o universo material criado possui reflexos do Criador.

Não é preciso ir muito longe para perceber que, não há nada que possa escapar do olhar de Deus e de seu governo. Até as coisas que parecem não possuir uma beleza estética são reflexos de Deus, pois, em primeiro lugar, se elas existem é porque alguém deu o seu ser.

Desde um pôr do sol, até o pitoresco modo de as formigas se comunicarem e trabalharem em harmonia, enfim, tudo espelha em si, de maneira velada ou não, algo da grandeza do Ser Supremo que é Deus, uno e trino que cria, sustenta e governa o universo. Basta ter olhos para ver…

Contudo, talvez em poucas coisas se encontram esses lampejos de maneira tão definida quanto no próprio ente humano.

O homem, sendo criado a imagem de Deus, é – dentro do universo material – o escrínio mais excelente dessa relíquia preciosa: a semelhança com o Artífice de todas as coisas que é três vezes Santo, Eterno e Perfeitíssimo.

Dessa maneira, a sociedade, na medida em que proceda como Nosso Senhor ensinou, pode ser a representação da harmonia que reina entre as pessoas divinas que constituem um só Deus, a Santíssima Trindade.

Assim, essa beleza que se encontra no indivíduo particular e, no conjunto de seres humanos que constituem a sociedade, pode se espelhar na parcela viva mais eloquente desta; a família.

Nela a harmonia encontra as condições ideais para vivenciar o convívio trinitário que, ao modo de um conjunto de cascatas, na medida que trasbordam em bondade, caridade e diligência, preenchem as lacunas de mediocridade e egoísmo que muitas vezes infectam um povo.

Dentro da família, cada um tem um papel e uma missão especial que será, na medida que correspondam à graça de Deus, o instrumento eficaz e indispensável para a ereção e reforma de uma civilização.

Por ocasião da festividade do dia das mães, o blog dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo pode discorrer um pouco sobre o papel da mãe no quadro comentado acima. E, se aproximando a comemoração do dia dos pais, o mesmo blog procurará comentar sobre a missão do pai no campo de batalha que conhecemos e vivemos, o século XXI, tendo como ponto de referência o que ensina São Cipriano: “Não pode ter a Deus como Pai quem não tem a Igreja como Mãe”.