Diocese de Nova Friburgo realiza 36ª Unidade Diocesana

Com o objetivo de robustecer a união entre as paróquias distribuídas nos 19 municípios que compõe a Diocese de Nova Friburgo, além de promover um dia de ação de graças, oração e louvor, foi realizada a 36ª Unidade Diocesana, este ano, no município de Macaé.

Milhares de fiéis lotaram o Centro de Convenções, onde reinava um clima de muita alegria. Durante todo o evento o Santíssimo Sacramento ficou exposto em uma capela para a adoração dos fiéis.

Todos os participantes receberam um exemplar do documento Porta Fidei, relativo ao Ano da Fé instituído por Bento XVI.

A Missa, presidida por D. Edney Gouvêa Mattoso e concelebrada pelos padres da diocese, foi o auge do encontro. Após a homilia foi realizada a investidura de 95 novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE). O Bispo exortou a que os Ministros não se prendam a ajudar a distribuir a comunhão nas missas, mas que sejam zelosos em auxiliar os padres a “levar Jesus a Jesus”, ou seja, levar a comunhão aos doentes em quem se faz presente o Redentor.

Um casal de terciários dos Arautos do Evangelho, Jansen e Ana Lúcia, da paróquia de São José de Leonissa em Itaocara, estava entre os novos ministros.

Ao final da celebração Dom Edney anunciou o local da Unidade no próximo ano: Paróquia de Santa Maria Madalena no município de mesmo nome. Também apresentou os três diáconos que serão ordenados presbíteros no próximo dia 7 de dezembro na Catedral de São João Batista em Nova Friburgo. Ainda foi realizada uma homenagem ao Pe. Gleison Lima da Silva pela brilhante organização do encontro.

A Unidade Diocesana

O Dia da Unidade Diocesana foi criado por Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB, em 1978, com o intuito de unir seus diocesanos e as respectivas paróquias dos 19 municípios que compõe a Diocese de Nova Friburgo.

Seus sucessores, D. Frei Alano Maria Pena, OP, D. Rafael Llano Cifuentes e o atual Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, deram continuidade à iniciativa de D. Clemente.

A primeira Unidade Diocesana foi realizada em Nova Friburgo. Em Macaé, onde foi realizada a Unidade de 2013, com esta, já foram realizados quatro encontros.