Os Arautos do Evangelho homenageiam a Maria e a Pátria

Rosas, azaleias, tulipas, jasmins… Quem não se alegra em receber uma flor? Pois bem, neste mês de setembro, mês das flores, celebra-se no dia 8 o desabrochar da mais bela Flor que a humanidade recebeu: Maria Santíssima, a Rosa das rosas.

Ora, é nas vésperas, da natividade da Mãe de Deus, que os Arautos do Evangelho realizaram, mais uma vez na catedral metropolitana de Nova Friburgo, a devoção reparadora dos primeiros sábados, pedido por Nossa Senhora à Irmã Lúcia alguns anos depois das aparições em Fátima.

Atendendo ao apelo da Santíssima Virgem, os fiéis puderam receber os sacramentos da Eucaristia e da Penitência, rezar um terço e meditar nos mistérios do santo rosário. A santa Missa foi celebrada pelo Revmo. pe. Marcus Vinícius Brito de Macedo, pároco da catedral, que enfatizou em sua homilia a necessidade de cada católico dirigir com piedade a Nossa Senhora uma oração, não como uma obrigação, mas como um sinal de verdadeiro afeto filial por tudo quanto de Maria se recebe.

 Sete de Setembro

Ademais, a celebração do nascimento de Maria é precedida por uma importante data no calendário brasileiro: a independência do Brasil. Em Nova Friburgo parte das festas da independência ficaram sob o comando da marinha.

Os Arautos do Evangelho também participaram das comemorações e prestaram sua homenagem à Pátria. Várias peças musicais em coro e orquestra foram executadas como manifestação de alegria do coração brasileiro.

No repertório constaram as seguintes músicas:

  1. Alter Marsch – Marcha Austríaca;
  2. Pour Elise – Ludwig van Beethoven (1779 – 1827);
  3. March for the Ark – Carl Phillip Emmanuel Bach (1714 – 1788);
  4. Yorksherer Marsch – Ludwig van Beethoven (1779 – 1827);
  5. Greens Leaves – (Anônimo);
  6. El Gato Montés – Manuel Penella (1880 – 1939);
  7. Feria (adaptação do solo de percussão “The Swing Down Street”);
  8. Aurora Boreal (adaptação do solo de percussão “Withacker”);
  9. I Cieli narrano la gloria di Dio – Mons. Marco Frisina;
  10. Alles Voegel – Cântico Alemão;
  11. Par l’Ave Maria – Cantigas de São Luís M. Grignion de Montfort (séc. XVII);
  12. Ave Mater – Cântico Gregoriano;
  13. Carresse sur l’ocean – (Bruno Coulais).