Paróquia de Santa Edwiges em Nova Friburgo homenageia a padroeira

A paróquia de Santa Edwiges, diocese de Nova Friburgo, celebrou com festividade nesta quarta-feira a festa de sua padroeira. A solene Eucaristia que se iniciou às 19h30 foi presidida pelo Excelentíssimo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso e concelebrada pelo Pe. Ricardo Pinheiro da Silva Schueller, pároco dessa igreja e pelo Pe. Lourenço Ferronatto dos Arautos do Evangelho.

Nascida em plena Idade Média, era o ano de 1174, na região da Silésia, a pequena Edwiges teve em seu suntuoso castelo uma formação solidamente católica. De uma piedade profunda, se comprazia na intimidade com Deus. Por dedicar a sua vida na implantação do Reino de Deus, exerceu fortes influências nas decisões políticas tomadas pelo marido, intervindo na elaboração de leis mais justas em benefício do povo. Utilizou-se de suas posses para a edificação de igrejas, mosteiros, hospitais, e escolas. Daí o fato de em algumas de suas imagens ser representada com uma igreja nas mãos. Ademais, granjeou a fama de protetora dos endividados por auxiliar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. No dia 15 de outubro de 1243, depois de uma vida marcada pelos jejuns e penitências, Edwiges entregou sua alma a Deus. Foi canonizada em 26 de março de 1267 pelo papa Clemente IV.

Em sua homilia, Dom Edney exortou os fiéis a terem por Santa Edwiges “uma profunda e verdadeira devoção”. Esta vai muito além das práticas exteriores de piedade, e consiste em “olhá-la [Santa Edwiges] e tomá-la por modelo para minhas ações até ao encontro com Cristo, fim último de toda devoção”. Ressaltou ainda o prelado que a santidade, apresentada aos fiéis pela comemoração de sua padroeira, “é forjada no esforço de cada dia e que as dificuldades não podem constituir um obstáculo ao nosso ideal de santidade”. Por fim, convidou a todos os assistentes a imitarem o exemplo de desprendimento, humildade e santidade de Santa Edwiges.

Durante a ação de graças foi entronizada em solene cortejo a imagem de Santa Edwiges ao som de um hino em sua homenagem tocado pela banda dos Arautos do Evangelho. Ao término da celebração os fiéis puderam participar de um saboroso lanche no salão da igreja.