Bispo de Nova Friburgo parabeniza Dom Orani por elevação ao cardinalato


(foto Jorge Ronald)

O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, parabenizou neste domingo (12) o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, pela nomeação como Cardeal. Por mensagem, ele manifestou alegria pela decisão do Papa Francisco.

– Parabenizo por sua nomeação cardinalícia, justa e merecida. Desejo que seu ministério episcopal seja ainda mais fecundo. Que São Sebastião lhe proteja e que Nossa Senhora de Nazaré lhe cubra com seu manto, felicitou Dom Edney. 

Segundo o Bispo, Dom Orani se destacou pela dedicação “aos mais humildes” e pelo esforço de integração “com todas as demais denominações religiosas”. 

– Dom Orani tem uma presença pastoral a frente da Igreja Católica marcada pela busca da unidade, é um grande conciliador. Como Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, exerce com solicitude apostólica o seu ministério valorizando e incentivando a comunhão episcopal, disse o prelado. 

Em julho deste ano, a Arquidiocese do Rio de Janeiro foi anfitriã da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Como Arcebispo, Dom Orani ficou ainda mais conhecido no país durante sua participação no evento e assumiu esse serviço com dedicação e generosidade. Na ocasião, acolheu o Santo Padre e milhares de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. 

Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a Oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Desse total, três não poderão fazer parte do colégio eleitoral em eventual Conclave por terem mais de 80 anos. Com a nomeação, sobe para 10 o número de cardeais brasileiros. Atualmente, apenas quatro têm direito a voto.