A pérola preciosa

Quando Jesus foi levado ao patíbulo da cruz, cravaram seus pés e suas mãos.

Por essas feridas sangrou até perder a vida. Porém, quando ressuscitou dentre os mortos, primeiramente mostrou a seus discípulos suas chagas e lhes disse: A paz esteja convosco (Cf. Jo 20, 19-20).

Já não jorrava sangue, mas essas mesmas chagas eram fonte de paz e saúde para todos os homens.

Por isso, havia exclamado Isaías, o profeta messiânico: por suas chagas fomos curados (Is 53, 5).

Como é possível que uma ferida se transforme em fonte de saúde e paz para nós e para os outros? A Palavra de Deus nos oferece a resposta.

As pérolas são produto de dor; resultado da dolorosa entrada de um elemento indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Na parte interna da ostra se encontra uma substância brilhante, que começa a cobrir este corpo estranho com camadas e mais camadas de nácar para proteger a ostra. Como resultado, com os anos, forma-se uma fina pérola.

Uma ostra que não foi machucada é incapaz de produzir pérolas, porque a pérola é uma ferida transformada.

 

Quando se é ferido pela indiferença ou pela traição, surpreendido pela infidelidade ou pelo abandono; quando se sofre uma doença ou depressão, existem três opções:

  • Vingar-se, pagando na mesma moeda; olho por olho, dente por dente.
  • Reprimir-se, criando uma teia de ressentimentos que amarguram e aprisionam sua existência.
  • Produzir uma pérola com o nácar do amor e do perdão.

 

A morte e ressureição de Jesus nos tornam capazes de transformar nossas feridas em fonte de paz e reconciliação. Será por isso então que, quando Jesus falava do Reino dos Céus, fez referência a uma pérola preciosa? (Mt 13, 45). Qual pedra mais preciosa e querida senão a ferida que se transformou em pérola?

Pessoas vão nos ferir algumas vezes voluntária ou involuntariamente, mas podemos ser os artífices de uma pérola preciosa. Os que desejam nosso mal e sofrimento nos oferecem a oportunidade de uma bela pérola com fino oriente germinar.

 

Assim como as feridas são oportunidades para produzir pérolas de perdão, as pérolas da vida foram produzidas por uma ferida que soube cobrir-se com o nácar do perdão.

Obrigado, Senhor Jesus, porque os pregos e lanças que perfuraram Tuas mãos e cada uma das partes do Teu corpo como sinais de vingança e injustiça de Teus inimigos, Tu soubeste transformá-los em fontes de paz e salvação para todos nós.

Obrigado, porque pelas Tuas chagas fomos curados, mas também somos curados, quando através do perdão e da compreensão, transformamos as feridas que os demais nos causaram numa pérola preciosa.

Amém.

 

Fonte: PRADO FLORES, José H. e CHINEZE, Ângela M. Como evangelizar com parábolas. São Paulo, Editora Canção Nova; 2008, pp. 75 a 77.