Aqui, ou se fala de Deus ou não se fala

“Aqui, ou se fala de Deus ou não se fala”. Esta frase, tão cheia de simplicidade quanto de verdade teológica, que se encontra afixada sobre a janela do parlatório do convento carmelita em Ávila, na Espanha, tornou-se a meta do Colégio Arautos do Evangelho de Nova Friburgo para o ano letivo de 2015 que se iniciou neste último 02 de fevereiro. Contudo, alguém poderia se por o seguinte problema: “para se falar de Deus é preciso ir a uma Igreja e não a um colégio, pois neste deve-se tratar de assuntos acadêmicos como matemática, sociologia e geografia que estão prescritos na grade curricular”. À primeira vista tal afirmação parece cabível, porém, carece de veracidade e um modesto exemplo pode nos esclarecer.

Imaginemos um tecido riquíssimo, soleníssimo, magnífico e encantador do qual pendem umas franjas douradas e brilhantes com as quais podemos brincar um pouco e assim realçar a beleza do tecido. Ora, as franjas formam um todo com o tecido e quando se fala da franja, fala-se igualmente do tecido.  Essas franjas são as diversas ciências que compõem o conhecimento humano que “pendem” d’Aquele que é a Ciência. Deus é o criador das línguas, da matemática, da física e de todas as demais ciências. Portanto, não pode haver verdadeiro conhecimento, se este estiver descolado de Deus.

À luz deste princípio, é que o primeiro ato oficial do Colégio Arautos no presente ano letivo foi a solene celebração da Santa Missa, presidida pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto, EP, e a procissão com bênção do Santíssimo Sacramento em todas as salas e dependências do colégio a qual contou com a presença dos professores, pais e alunos.

Assim, ficou marcada a presença de Jesus Eucarístico entre os corpos docente e discente convidando-os à santidade que é a seiva no tronco da verdadeira cultura.