Consagração a Nossa Senhora

Nas noites de céu estrelado, em particular nos locais afastados das cidades, nos compraz observar no firmamento a grandeza deste e a beleza das estrelas. Percebemos que entre elas há diferenças de tamanho e brilho. Contudo, não será esse firmamento material uma mera imagem de um outro “firmamento”, não composto por luzeiros mas pelas almas na visão beatífica? E nesse paraíso de almas eleitas, não será a Santíssima Virgem incomparavelmente mais santa e mais formosa do que cada um dos santos que estão no céu e de todos eles no seu conjunto?

Afirma-nos São Luís Maria Grignion de Montfort em seu Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, que “Maria é a obra prima por excelência do Altíssimo.” Porque, sendo Ela o pináculo da criação, toda a beleza, toda a grandeza, toda a excelência que Deus pôs no firmamento é pequena em relação à que o Criador pôs n’Ela; este céu não é senão uma imagem, uma figura da grandeza de Nossa Senhora. Apesar de ser mera criatura, tudo quanto n’Ela há, excede muito em perfeição todas as belezas criadas, visíveis e invisíveis, e isto de um modo inexprimível.

Deste raciocínio teológico podemos concluir que pertencer a Maria e servi-La, só pode ser motivo de inestimável alegria. Ora, não foi diferente para quatro dos jovens participantes do Projeto Futuro e Vida, dos Arautos do Evangelho, que neste domingo se consagraram à Santíssima Virgem, segundo o método ensinado por São Luís Maria G. de Montfort.

A solene cerimônia realizou-se com a Santa Missa celebrada pelo Revmo. Pe. Lourenço Ferronatto,EP, na capela da residência dos Arautos. Como sói acontecer, este ato sempre vem acompanhado de “torrentes” de graças e bênçãos sobre os que se consagram, seus pais e familiares presentes.

Toda a cerimônia é composta de simbolismos que refletem realidades sobrenaturais: a oração de entrega de si mesmo nas mãos da Santíssima Virgem, feita pelo neo-consagrado acompanhado dos pais e o recebimento do Rosário e da corrente que simbolizam, respectivamente, a maior união e a fortaleza desta com a Mãe de Deus. Após a cerimônia e as fotografias “in memoriam”, todos puderam participar de um almoço lauto e animado.

É por se sentirem filhos de Nossa Senhora e reconhecerem n’Ela , além de Mãe de Deus, uma perfeita e incomparável Senhora, que esses quatro jovens, sem perderem a condição de filhos, se somaram à de servos de Maria.