karate
Certa ocasião, passeando pelas montanhas, os discípulos de São Marcelino Champagnat discutiam entre si sobre os melhores meios para despertar nas crianças o gosto pelo estudo, e, por conseguinte, a devida aplicação em seus deveres.
A um, lhe parecia melhor premiar os alunos; a outro, despertar a emulação entre eles; e a um terceiro, as capacidades do professor. Despois de ouvir as diversas propostas sugeridas pelos Irmãos, São Marcelino acrescentou: “Todos estes meios são bons, mas não o suficiente, mesmo quando empregados juntos. Se eles não forem apoiados e auxiliados por uma disciplina vigorosa, e ao mesmo tempo paternal, não produzirão efeito”.
Para essa disciplina, ademais, contribui muito bem o Karatê, utilizado como meio de evangelização no Projeto Futuro e Vida, pelos Arautos do Evangelho. Ora, a boa disciplina compreende, também, o exame; realizado neste último domingo com os alunos do Projeto.
A expectativa era grande, de maneira especial para aqueles que prestavam exame pela primeira vez e aspiravam conquistar a faixa azul, o primeiro grau das coloridas. Parentes e, sobretudo os pais acompanhavam com atenção e alegria a cada um de seus filhos durante as lutas, quebramentos e demonstrações de técnicas.
Ao final do exame, após a declaração das notas obtidas por cada um dos examinados, teve lugar o ansiado momento da entrega das faixas com as quais cada um dos aprovados era cingido por seus respectivos pais. Os que mais se destacaram conquistaram, ademais, uma medalha. Na sequência foi celebrada a Santa Missa, assistida pelos presentes, e seguida de um ameno convívio e de felicitações aos aniversariantes presentes.