Liechtenstein

Sabemos que o latim é a língua oficial da Igreja Católica, por ter sido falada no império Romano onde São Pedro começou seu apostolado. Entretanto hoje é considerada “morta”, pois não é mais falada por povo nenhum. Teria ela desaparecido com a queda do Império Romano no século V? Isto é o que somos levados a pensar, mas na realidade no pequeno principado de Liechtenstein, o latim foi falado até mais ou menos 150 anos atrás! Dizem alguns historiadores que esse povo descende da guarnição romana que protegia a rota comercial entre o lago de Constança e a Itália e por isso, além do alemão, que é a língua oficial desta nação nos dias de hoje, as pessoas do povo falavam um latim vulgar.

Liechtenstein pertenceu ao Sacro Império Romano Alemão até o desmembramento deste em 1806, razão pela qual falam o alemão. Desde o século XV é comandado pela mesma família, a Casa de Liechtenstein. Este micro estado encravado nos Alpes entre a Suíça e a Áustria, é considerado um dos países mais ricos do mundo com apenas 160 Km² e cerca de 34 mil habitantes. Uma região extremamente aprazível, tanto pela sua natureza exuberante e ordenada quanto pelas suas belas construções.

De maioria Católica, a religião influencia grandemente os hábitos da população, sendo que a maioria dos crentes é praticante. Quase todos os feriados e comemorações do país são dedicados a santos e a acontecimentos bíblicos.