Levanta-te, ergue-te e desperta, tu que jazes prostrado no sopor da miserável luxúria. Ressuscita, tu que tombaste sob o gládio mortal de teu inimigo. Ouve o Apóstolo Paulo, escuta como ele te adverte com voz alta, contundente, forte e clara: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5, 14).

Se sabes que Cristo restitui a vida aos mortos, por que desconfias de que pode ressuscitar-te? Escuta dos seus próprios lábios: “Quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11, 25). Se a vida vivificante procura reerguer-te, por que te obstinas em jazer na morte?

Cuidado para não te precipitares no abismo do desespero. Eleva confiantemente tua alma para a divina misericórdia, e não te endureças na impenitência à vista da imensidão de teus pecados. Desesperar não é o  próprio dos pecadores, mas dos ímpios. O que arrasta a alma ao desespero não é a gravidade dos pecados, mas a falta de Fé.Se o demônio foi poderoso para te submergir no lamaçal dos vícios, não terá muito mais poder Cristo para dele te arrancar? Porventura não dará Deus a quem caiu forças para se levantar?

O asno de tua carne caiu na tristeza sob o grande peso da carga; para levantar-se, tem à sua disposição a penitência; e a mão do espírito que virilmente o reerguerá. […] Quebre o jejum a soberba da carne. Que tua mente dantes cevada pelos pecados se alimente agora com as ricas iguarias da oração assídua. Que o império do espírito subjugue a carne com o freio da disciplina e te faça desejar ardentemente todos os dias a Jerusalém celeste.

São Pedro Damião

Revista Arautos do Evangelho, nº 194, Fevereiro de 2018.