No dia 10 do presente mês foi realizada pelos alunos e professores do Colégio Arautos do Evangelho – Nova Friburgo a IX Mostra Cultural com o tema “Os Fundadores na Igreja”.

O Projeto Pedagógico Interdisciplinar teve como objetivo aprofundar no conhecimento de algumas das principais Ordens Religiosas e “famílias espirituais” que nasceram ao longo da história da Igreja, inspiradas pelo Espírito Santo para corrigir os desvios morais em cada época e conduzir a humanidade pelos caminhos de Deus.

            Divididos em grupos os alunos se “debruçaram” sobre as vidas desses homens e mulheres providenciais que dedicaram suas vidas para implantar na terra o Reino de Cristo, a fim de transmitir aos convidados as origens e carismas das grandes Fundações.

            Um conjunto de alunos apresentou a história da Ordem Beneditina, fundada pelo grande Patriarca da Europa São Bento e sua santa irmã Santa Escolástica, fundadora do ramo feminino da Ordem.

            De São Francisco e Santa Clara de Assis tratou-se sobre suas obras e o incalculável papel que tiveram para frear os apegos desordenados às coisas deste mundo.

            Em seguida, outra espiritualidade apresentada foi a de Santa Tereza D’Avila a grande reformadora da Ordem Carmelita. Tendo fundado 32 mosteiros, 17 femininos e 15 masculinos, deixou o legado de uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio.

Outro carisma muito importante e que está na raiz da história de nosso país é o dos Jesuítas, cujo Fundador é Santo Inácio de Loyola. A Companhia de Jesus dedicou-se às missões de evangelização pelo mundo inteiro.

O Projeto versou também sobre o grande Santo da Juventude e fundador da ordem Salesiana, São João Bosco, suscitado por Deus para atuar junto à juventude, que em sua época estava tão ameaçada pelos maus costumes.

O último grupo de alunos apresentou o Carisma dos Arautos do Evangelho, sua origem na pessoa de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, mestre e formador de Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias fundador da instituição, seu Carisma e as diversas e vigorosas obras de Evangelização realizadas pelos Arautos pelo mundo inteiro.

 Ao final de cada apresentação os assistentes recebiam uma lembrança própria ao tema e podiam degustar algumas guloseimas típicas das regiões onde nasceu cada um dos santos mencionados.