Nova Friburgo vista do Caledonia

O aniversário da cidade é a 16 de maio; dia em que D. João VI assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil (1818).

mapa da regiao serrana - Friburgo ao centroNova Friburgo é o “coração” do estado; localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na Mesorregião do Centro Fluminense, a uma altitude entre 846 metros, centro, à 1.200 metros, em alguns distritos. Ocupa uma área de 935,81 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Conselheiro Paulino, Lumiar, São Pedro da Serra e Muri.

Povo de feitio alegre, comunicativo, ágil no pensamento e no verbo, respeitoso e afável, o friburguense sabe cativar. Os passantes sentem-se atraídos para se estabelecerem por aqui.

Sua população é estimada em 173.989 habitantes, conforme o censo do IBGE do dia 04 de novembro, de 2010.

geada em nova friburgo

Nova Friburgo é a cidade mais fria do estado. (Certamente, Willis Carrier se sentiria no paraíso se vivesse aqui.) Possui um clima tropical de altitude, com invernos prolongados, e verões amenos e relativamente úmidos; a temperatura média do município é de 16°C. A maior temperatura foi de 37°C,

Região Serrana - montanhas envolta de nuvens

registrada oficialmente no dia 27 de janeiro de 1986. A menor temperatura foi de -2,5°C, registrada no dia 15 de julho de 1892. No inverno do ano de 1960, houve precipitação de neve nas regiões rurais da cidade.

Nos lindos picos e morros ao redor da cidade o frio é mais intenso, havendo noites de inverno em que a temperatura fica comumente negativa.

Região Serrana, Nova Friburgo - Parque E. dos Três Picos, trilha caminho dos deuses, a melhor

A mais altaneira montanha de Nova Friburgo é a Caledônia; uma das maiores elevações da Serra do Mar; com 2.255 metros de altitude, pode-se visualizar de seu pico à céu limpo a Baía de Guanabara, uma parte da “Cidade Maravilhosa” e a “Suiça Brasileira” repleta de elevações.

Panorâma estupendo que vale ressaltar é visto do Parque Estadual dos Três Picos (2.310m), também em Nova Friburgo; ao percorrer a trilha do Vale dos deuses à caminho dos Três Picos, vislumbra-se extasiado a Caledônia, triunfante em meio as cordilheiras escarpadas da Região Serrana.

cascata do Conde D'eu

Enfim, incontáveis são as maravilhas naturais nascidas desta Serra; por último, mencionemos a Cascata do Conde D’Eu; a maior em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura; próximo de Sumidouro.

HISTÓRIA DE NOVA FRIBURGO

Em 16 de dom joao VImaio de 1818 o Príncipe-Regente D. João VI, sentindo a necessidade de uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil, baixou um Decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sébastien-Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, consagrando, inclusive, a paróquia que se criava, de São João Baptista de Nova Friburgo.

Esse foi o primeiro movimento organizado, contratado pelo governo brasileiro, de imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil.

Mons Miranda - Nova Friburgo

Foi nomeado inspetor da projetada colônia o Monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, sacerdote e militar, um dos maiores defensores da imigração européia. Mons. Miranda, de imediato, tratou da aquisição dos terrenos necessários à dita empresa; adquiriu duas datas de terra com meia légua de testada cada uma, pertencentes a Manuel de Sousa Barros e a José Antônio Ferreira Guimarães, e também a sesmaria chamada Morro Queimado, que pertencera a Lourenço Correia Dias, na qual, mercê de seu clima ameno e da sua situação topográfica, foi instalada a sede da colônia que tomou o nome de Nova Friburgo.

sapatos suiços

Entre 1819 e 1820 chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um Alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando para isso suas terras das de Cantagalo. A instalação da vila deu-se a 17 de abril desse mesmo ano.

Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade a 8 de janeiro de 1890, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, austríacos, africanos, alemães, sírios e libaneses.

HISTÓRIA DA IGREJA EM NOVA FRIBURGO

catedral44A Catedral de São João Batista, iniciou sua construção em 1861, sendo inaugurada em 1869. Não possuindo a Vila de Nova Friburgo nenhuma capela para servir de Matriz, o Governo da Província do Rio de Janeiro comprou um terreno para nele edificá-la. O nome a que foi batizada é em homenagem a D. João VI, que assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil e consagrou à paróquia que então se criava, de São João Batista de Nova Friburgo.brasão da Diocese de Nova Friburgo - !!!

A Diocese de Nova Friburgo foi criada em 26 de março de 1960 pela bula “Quandoquidem verbis” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença.

Instalação da Diocese: No dia 07 de agosto de 1960, na Paróquia de São João Batista, o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi celebrou solenemente a Cerimônia de Instalação da Diocese e Posse Canônica do primeiro Bispo Diocesano, Dom Clemente José Carlos de Gouvea Isnard, OSB, cujo lema é “Te Pastores Sequens” – “Seguindo-te como Pastor“.

Por Breve PontifíciImaculada Conceição editada - revista arautoso de 3 de junho de 1961, a Diocese de Nova Friburgo recebeu como Padroeira PrincipaSão João Batista - revista arautosl a Bem-aventurada Virgem Maria sob o título deImaculada Conceição, e como Padroeiro secundário São João Batista.

No domingo, 27 de maio, de 1962, depois de encerrado o tríduo diocesano, foi feita a Consagração da Diocese à Imaculada Conceição, com a participação de todas as paróquias.

Em 23 de janeiro de 1994 assumiu o pastoreio da Igreja Particular de Nova Friburgo, Dom Alano Maria Pena – OP (Ordem dos Pregadores), com o lema “Ut unun Sint” – “Que todos sejam um“.

O terceiro Bispo de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes tomou posse na Diocese em 20 de junho de

Dom Rafael Cifuentes com os arautos

2004 com o lema “Omnia Traham ad Meipsum” – “Atrairei tudo a Mim” (Jo.12,32).

Dom Edney Gouvêa Mattoso

Em 20 de janeiro de 2010, Sua Santidade, o Papa Bento XVI nomeou o 4º Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.

Sob a presidência do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, com a presença de Arcebispos  e Bispos de diversas Dioceses do Regional Leste I, DomEdney Gouvêa Mattoso foi empossado no dia 13 de março. Seu lema

brasão de Dom Edney

episcopal é: “Fiat Voluntas Tua” – “Seja feita a Tua Vontade“.