Santa Teresa d’Ávila

Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu na província de Ávila, Espanha, no Cidade de Santa Teresadia 28 de março de 1515, no seio de uma família nobre. Faleceu no dia 4 de Outubro, de 1582, em Alba de Tormes. Seus pais chamavam-se Alonso Sánchez de Cepeda e Beatriz Dávila e Ahumada. Foi canonizada no ano de 1622, em Roma, pelo Papa Alexandre VII. Sua festa litúrigica comemora-se no dia 15 de outubro. É a padroeira dos professores.

Os escritos da Santa Teresa sublinham sobre tudo o espírito de orA Regra Carmelitanaação, a maneira de praticá-lo e os frutos que produz. Como a Santa escreveu precisamente na época em que estava consagrada a difícil tarefa de fundar conventos de carmelitas reformadas, suas obras, prescindindo de seu conteúdo e natureza, dão testemunho de seu vigor, laboriosidade e capacidade de recolhimento. Escreveu o “Caminho de Perfeição” para dirigir a suas religiosas, e o livro das “Fundações” para as animá-las e as edificar. Quanto ao “Castelo Interior”, pode-se considerar que escreveu para a instrução de todos os cristãos. Nesta obra se mostra como verdadeira Doutora da Igreja.

As carmelitas, como a maioria das religiosas, tinham decaído muito do primeiro ardor, a princípios do sécuSanta Teresa d'Ávilalo XVI. As NS do Carmo - arautosreligiosas podiam sair da clausura com o menor pretexto, de sorte que o convento se converteu no sítio ideal para quem desejava uma vida fácil e sem problemas. As comunidades eram extremamente numerosas, o qual era causa e efeito da relaxação. Por exemplo no convento de Ávila havia 140 religiosas. Santa Teresa que levava já 25 anos de vida religiosa no convento da Encarnação de Ávila, empreendeu o desafio de levar a cabo a iluminada idéia de fundar uma comunidade mais reduzida e reformada. A Santa estabeleceu a mais estrita clausura e o silêncio quase perpétuo. O convento carecia de rendas e reinava nele a maior pobreza; as religiosas vestiam rudimentares hábitos, usavam sandálias em vez de sapatos (por isso lhes chamou descalças) e estavam obrigadas à perpétua abstinência de carne. Santa Teresa não admitiu no princípio mais que 13 religiosas, mas logo aceitou que houvesse 21. Em 1567, o superior general dos carmelitas, João Batista Loiro (Rossi), visitou o convento de Ávila e ficou muito satisfeito com o trabalho realizado ali pela Santa, assim que concedeu a esta plenos poderes para fundar outros conventos do mesmo tipo e até aBeata Ana de São Bartolomeu autorizou fundar dois conventos de frades reformados (carmelitas comtemplativos).

Santa Teresa morreu nos braços da Beata Ana de São Bartolomeu em 4 de outubro de 1582.

Fonte: ACI Digital e Santoral Católico