As virtudes teologais

A vida do homem sobre a terra é uma luta (Jó 7,1). Neste combate o homem enfrenta diariamente inúmeros adversários como a doença, as dificuldades em obter os bens para a subsistência da família, as tentações que lhe são apresentadas pela tríplice concupiscência (o demônio, o mundo e a carne). Como vencer esta luta sem se deixar abater pelo desânimo ou sucumbir pela fraqueza? Como, com as forças limitadas da natureza humana decaída pelo pecado, guardar intacta a fidelidade a Deus como a igreja de Filadélfia (cf. Ap. 3, 8)? Somente com o auxílio de Deus que purifica e eleva o esforço humano (cf. Catecismo da Igreja Católica n. 1810).

No momento do batismo são infundidas na alma, entre outras maravilhas, as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica “as virtudes humanas se fundam nas virtudes teologais que adaptam as faculdades do homem para que possa participar da natureza divina. Pois as virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto” (Catecismo da Igreja Católica n. 1812).

De criatura de Deus, pelo batismo, passa o homem a ser seu filho adotivo e precisa agir como tal. As virtudes teologais possibilitam essa ação, pois tornam o homem capaz de agir como filho de Deus e, como herdeiro deste bom Pai, merecer sua herança que é a vida eterna. Como afirma São Gregório de Nissa o objetivo da vida virtuosa é tornar o homem semelhante a Deus.

Busquemos na prática da virtude esta semelhança com o Criador para alcançar a perfeição que Ele mesmo nos aponta: Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48).

(Símbolo da Fé: pórtico da Catedral de Notre Dame em Paris)