A beleza da virtude da pureza


São muitas as impressões desta viagem que os jovens friburguenses poderão levar para casa. Tiveram hoje a continuação do Curso sobre a vida religiosa estudando o voto de castidade em uma atraente palestra ministrada pelo Pe. Mauro Sérgio da Silva Isabel, EP. Um interessante Power point sobre animais “paradisíacos” introduziu o assunto. O palestrante lançou mão de um comentário do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira demonstrando como o homem trás para mais perto de seus olhos certos animais por terem uma “vocação” especial dada por Deus, sobretudo por sua rara beleza. O homem, desta forma, quer tê-los perto de si. Da mesma forma Deus quer ter perto de Si certos homens com um chamado especial para o que os chama à vida religiosa e, dentro dela, à pratica da virtude da castidade.
Uma peça teatral apresentou de modo brilhante a eleição de São José como esposo da Santíssima Virgem. Um homem casto, que fizera voto de castidade, eleito para ser esposo da Santa Virgem das Virgens que fizera o mesmo voto. A intenção do expositor era demonstrar o quanto agrada a Deus a virtude da castidade. Ele, ao assumir a natureza humana, quis nascer de modo a não romper a virgindade de Sua santíssima Mãe e tendo como pai a um homem justo que prezava muitíssimo a esta virtude. Além disto, Nosso Senhor Jesus Cristo quis ser precedido por São João Batista que impugnou a vida luxuriosa de Herodes (Mc 6, 17-29) e, na cruz, confiou a proteção de Sua Mãe ao apóstolo virgem, São João Evangelista, a quem amava acima dos demais (Jo 19, 25-27).
Emocionou a todos a encenação da vida de São Luiz de Gonzaga, modelo da virtude da castidade para a juventude, bem como a história do Rei de Jerusalém, Balduino IV, que conseguiu derrotar, com 380 soldados, o exército do Sultão Saladino que contava com 60 mil homens de armas.
Foram dados muitos conselhos aos jovens para se precaverem dos erros que corrompem a juventude em nossos dias.
À tarde mais uma vez estiveram na casa Nossa Senhora da Divina Providência, onde puderam distender-se com jogos e atividades várias, entre elas, até mesmo brincar com um mimoso coelho que ali vive…