Dia de festa em Bom Jardim

Posse canônica do Pe. Frei César de Souza Gonçalves, OAD

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade fluminense de Bom Jardim recebeu com entusiasmo seu novo pároco: Pe. Frei César de Souza Gonçalves, OAD. Visivelmente emocionado o jovem agostiniano descalço teve que conter as lágrimas em vários momentos da cerimônia de posse.

Monsenhor Alex de Paiva Ribeiro, Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, presidiu a Celebração Eucarística em nome do Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso. Em sua homília procurou ressaltar o papel do pároco junto à sua comunidade. O quanto este deve estar próximo ao povo de Deus, e como a comunidade deve acolher seu pastor com muito carinho.

A Missa foi concelebrada pelo Bispo emérito de Apucarana – PR, Dom Frei Luís Vincenzo Bernetti, OAD; pelo pároco anterior que assume a função de Vigário Paroquial, Pe. Frei Gelson Briedis, OAD; pelo Padre Benedicto Ortiz, OCS, pároco de Nossa Senhora da Guia em Monerat; pelo Pe. Frei Antônio Ribeiro, OAD, da Paróquia de Santa Rita no Rio de Janeiro e pelo Padre Lourenço Isidoro Ferronatto, EP, dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo. Auxiliou a Missa o Diácono Frei Márcio dos Santos Silva, OAD, recém-ordenado no Paraná e atuou como cerimoniário o seminarista Aurecir Martins de Melo Junior. Um numeroso grupo dos Arautos do Evangelho esteve presente na cerimônia como forma de apoio ao Pe. Frei César.

A cerimônia foi bem preparada pelas equipes de pastorais, tornando a cerimônia muito leve. Apesar de ser um dia de semana a igreja estava completamente cheia. Muitas foram as manifestações de apreço pelo pároco anterior, Pe. Frei Gelson, que esteve à frente da paróquia por um ano e meio.

A centenária igreja Nossa Senhora da Conceição em Bom Jardim foi assumida pela Ordem dos Agostinianos Descalços em 1964. Em 1961 o Frei Francisco Spotto, OAD assumiu a Paróquia de São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim e três anos mais tarde a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Em 1971 os agostinianos inauguram o colégio Santo Agostinho e em 1995 o Seminário de mesmo nome. Frei Gelson é o atual prior da comunidade dos agostinianos em Bom Jardim.