Como se elege o Papa?

Uma escolha para governante sempre envolve uma quantidade incontável de providências, cerimonias protocolares e outros atos, principalmente quando se trata de alguém que governará grande quantidade de pessoas, como é o caso das grandes cidades ou países.

            Ao se tratar da eleição de um sumo Pontífice a situação fica ainda mais séria, uma vez que este é responsável não só por uma população restringida a um país mais sim pelo governo de 1,2 bilhões de almas espalhadas por todo o orbe.

Por este e outros motivos a eleição de um papa é realizada em meio a uma sacral atmosfera de recolhimento e seriedade e tratada como um acontecimento que pode mudar o rumo da humanidade, o que de fato pode se dar.

O cerimonial para escolha do Papa se inicia com o fechamento dos aposentos pontifícios que somente serão abertos após a eleição do novo Pontífice, e a anulação do “anel de pescador”.

O Conclave é precedido pela Solene Celebração da Missa “Pro Eligendo Pontifice” celebrada pelo cardeal decano. Logo após esta, realiza-se um cortejo da capela Paulina à Capela Sistina onde é lida a constituição apostólica que regula a eleição de um Soberano Pontífice. Todos os cardeais são chamados pelo nome e se dirigem ao altar onde proferem a fórmula de juramento de aceitação e cumprimento das normas estabelecidas, estando com uma das mãos sobre as Sagradas Escrituras.

Em seguida o Mestre de cerimônia profere a conhecida frase “extra omnes”. Todos os que não são cardeais, que se encontram na capela, se retiram e as portas são trancadas, justificando o nome de conclave, ou seja, “com chave”.

Através de uma votação são eleitos três cardeais que ajudarão na contagem dos escrutínios; nome dado às votações realizadas no conclave.

Inicia-se então o primeiro escrutínio onde cada cardeal deposita seu voto após pronunciar a oração: “Chamo como testemunho Jesus Cristo, o Senhor, que seja meu juiz, que o meu voto seja dado àquele que perante Deus considero dever ser eleito“.

Após todos os cardeais realizarem o seu voto, os escrutinadores procedem à contagem. Para a eleição do papa são necessários 2/3 dos votos.

Enquanto isso, todo o povo espera na Praça de São Pedro sendo comunicado da decisão de cada escrutínio através de uma chaminé, de onde se avistará a saída de uma fumaça branca caso tenha sido eleito o Papa, ou em caso contrário, a fumaça negra indicará a necessidade de um novo escrutínio.

Após uma votação positiva é consultado aquele que foi escolhido sob a seguinte forma:

-Acceptasne electionem de te canonice factam in Suumum Pontificem?

-Aceitas a sua eleição como Sumo Pontífice?

O eleito aceitando, escolhe o nome com que será chamado.

É então revestido com os paramentos papais e apresentado ao povo com a tão esperada frase:

Annuntio vobis gaudium magnum:

Habemus Papam!

O Papa então dá a benção apostólica.