De 22 a 28 de julho o Papa Francisco no Brasil para a JMJ

Os brasileiros estão em festa, pois receberão no próximo mês o Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude. Será um período de muita alegria, tanto mais que o Brasil será o destino da primeira viagem internacional do novo Pontífice.

Conforme o Vaticano já divulgou através da Sala da Imprensa da Santa Sé, segue uma resenha da agenda do Papa no Brasil:

Chegada e Boas Vindas

segunda-feira (22/07/13) – Chegada do Santo Padre ao Rio de Janeiro na tarde de segunda, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

terça-feira (23/07/13) – Atividade estritamente privada do Papa.

 

quarta-feira (24/07/13) – 8:15h – O Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.

No final da tarde, no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O hospital dedica-se à recuperação dos dependentes da droga e do álcool.

quinta-feira (25/07/13) – Parte da manhã: o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.

9:00h – Chegada do Papa Francisco ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

10:00h – Ida do Papa à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita.

Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.

17:00h – Chegada do Santo Padre à Praia de Copacabana, onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ.

sexta-feira (26/07/13) – Parte da manhã: Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.

 

10:00h – Chegada do Papa à Quinta da Boa Vista, onde irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes.

12:00h – O Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação.

17:00h – Retorno à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração.

sábado (27/07/13) – 9:00h – O Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas.

11:30h – Encontro do Santo Padre, no Teatro Municipal, com a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país.

Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.

18:15h – O Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens.

domingo (28/07/13) –  8:20h – O Papa deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster.

10:00h – Início da Santa Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República. A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ.

Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal.

16:00h – Ainda no Sumaré, o Papa se encontrará com Comitê de Coordenação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

              Despedida e Partida

Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso.

18:30h – Cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre.

O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião.

19:00h – Partida para Roma.

segunda-feira (29/07/13) – 11:30h (horário italiano) – Chegada a Roma.

Assim se concluirá a Primeira Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco.

Estejamos unidos em oração aos bispos e padres que lá estarão, e porque não dizer aos milhares de jovens brasileiros e de outros países para que possamos realizar com muita fé e coragem, a XXVIII Jornada mundial da juventude.

Que Cristo, nosso Redentor a rogos de Maria Santíssima, abençoe aos nossos jovens para que possam testemunhar, com alegria e esperança, a santidade a que serão chamados a vivenciar nestes dias da Jornada.