Colégio Arautos do Evangelho em Nova Friburgo em festa!

Diversas passagens das Sagradas Escrituras salientam o respeito que um filho deve aos seus pais. “Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus” (Ex 20,12). “Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor” (Dt 5,16). “Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência” (Eclo 3,9). Não devemos, porém, imaginar que estas sentenças bíblicas se apliquem apenas aos nossos progenitores. Elas se estendem também àqueles que nos orientam e protegem segundo o espírito, como ensina o Apóstolo São Paulo (cf. I Cor 4,15).

Com este espírito filial é que professores e alunos do Colégio Arautos do Evangelho – Santa Tereza receberam com alegria e veneração na manhã desta quarta-feira seu pai e pastor Dom Edney Gouvêa Mattoso – bispo da diocese de Nova Friburgo – por ocasião de uma dupla festividade a ser celebrada: o dia do professor e da titular do colégio e doutora da Igreja, Santa Tereza d’Ávila.

Dom Edney iniciou sua visita ao colégio com a Santa Missa. Apesar de a liturgia do dia celebrar a memória do grande mártir da Igreja Santo Inácio de Antioquia, o prelado harmonizou magistralmente as três comemorações em sua homilia. Demonstrou, ele, que a Providência Divina age conosco nos momentos de provações e dificuldades como um professor com seus alunos durante uma avaliação. O mestre que em dias de aula é tão solícito em atender os discípulos se mostra distante e silencioso nos períodos de provas. Qual o motivo? Experimentar o valor daqueles que são provados. Portanto, os professores quando provam seus alunos, seguem uma didática divina; e os estudantes quando avaliados devem imitar a Santo Inácio e Santa Tereza que suportaram as dificuldades desta vida para receberem a recompensa no Céu.

Após a celebração Eucarística, os alunos do setor masculino homenagearam Dom Edney com uma apresentação musical em coro e orquestra. Também as alunas do setor feminino com uma representação teatral toda em latim. Em seguida, teve lugar um afetuoso convívio durante um almoço com sua Excelência.

Ao longo desta visita, alunos e professores sentiram-se apoiados por seu pastor, experimentando sua paternal e acolhedora presença e ouvindo dele palavras de encorajamento e conforto. Esses momentos de convívio com Dom Edney ficarão marcados para sempre nos corações dos Arautos do Evangelho, os quais, ao recordá-los com profunda gratidão, elevam preces a Deus para que nosso querido Bispo alcance sempre pleno sucesso em sua alta missão de guiar o rebanho de Cristo nestas alterosas fluminenses.

Não foi necessário usar da conhecida formalidade quando se quer agradecer, do fundo do coração, a um convidado, sua visita: “Volte sempre, a casa é sua!” Porque quem já faz parte de uma família, ou de uma comunidade, não precisa de convite para entrar, sobretudo quando se é pai.