O dia mais feliz de minha vida

Certa ocasião, quando se encontrava em seu exílio na ilha de Santa Helena junto a vários ex-generais seus, Napoleão Bonaparte, um dos maiores e mais famosos generais da história contemporânea, após uma carreira militar cumulada de conquistas e glórias, encontrava-se com eles reunido, quando de súbito, indagou: “que dia julgais vós, foi o mais feliz de minha vida?” Inúmeras foram as opiniões. Alguns diziam ter sido o dia de uma determinada vitória. Outros, o dia de sua coroação como imperador. Outros, ainda, mencionavam outras datas gloriosas. Contudo, meneando a cabeça, Napoleão, sentenciou: “o dia mais feliz de minha vida, foi o dia de minha primeira comunhão!”.

Se um homem como Napoleão, tão “glorioso” aos olhos do mundo, que longe de ser o cristão que deveria, tinha essa opinião sobre sua primeira Eucaristia, com muito mais propriedade podem dizê-lo os que neste domingo receberam pela primeira vez a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.

Durante solene Eucaristia, celebrada pelo Revmo. Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP na Igreja de Santa Edwiges e animada pelo coro infanto-juvenil dos Arautos do Evangelho, teve início às 16h30 sob uma refrescante e benfazeja chuva que se iniciou concomitantemente ao Santo Sacrifício simbolizando as abundantes e incontáveis graças que estavam reservadas pela Divina Providência para tão abençoada cerimônia fizeram a Primeira Comunhão dez crianças, após uma longa e aplicada preparação catequética ministrada na residência dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo. Ademais, dentre este dez, três receberam o santo Batismo, primeiro dos sacramentos, tornando-se filhos de Deus e membros do Corpo Místico de Cristo, a Santa Igreja Católica.

Apesar de não ser um sacramento, as abundantes lágrimas vertidas pelos presentes, sobretudo pais e familiares, eram um sinal sensível das graças e bênçãos derramadas do Céu nesta tarde a todos os neo-batizados e neo-comungandos e, por extensão, aos fiéis presentes.

Após o término da cerimônia, houve uma afetuosa e alegre comemoração no salão paroquial da Igreja e a entrega das lembranças a todos aqueles que receberam tão augustos sacramentos.

Bem podem dizer estas crianças que este foi o dia mais feliz de suas vidas, mas diferem de Napoleão, pois buscarão a Jesus na Eucaristia muitas outras vezes em suas vidas, o que não fez o derrotado usurpador.