“Um encontro emocionante”

A celebração do encontro é a representação do encontro de Jesus e Maria na Via Crucis. Dentro da Semana Santa, em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Geralmente, em cada paróquia, os homens saem de um determinado ponto com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.

Em Cordeiro, que tem as paróquias de Nossa Senhora da Piedade – sede do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo – tendo como pároco e Vigário Episcopal Norte, o Pe. Alexandre Antônio da Silva Guidio, empossado em 26 de janeiro deste ano juntamente com a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que tem como pároco, o Pe. Reinaldo Santana, empossado em 9 de fevereiro também deste ano, ou seja, ambos recém chegados; houve uma nova e excelente experiência.

Os membros da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, acompanhados de seu pároco, saíram de frente ao Parque de Exposições Raul Veiga portando a imagem da Virgem Dolorosa, enquanto os membros da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, também acompanhados de seu pároco, saíram de frente da Igreja do Sagrado Coração, que fica no bairro Rodolfo Gonçalves, percorrendo assim uma grande distância, portando a imagem do Senhor dos Passos.

O encontro aconteceu em frente à rodoviária, na principal avenida da cidade, causando grande emoção ao fiéis, principalmente após as palavras do Pe. Alexandre, que ressaltou a unidade da Igreja de Cristo, Una, Santa e Católica. Partiram então pra Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, onde os dois padres celebraram juntos a Santa Missa.

Segundo o Pe. Alexandre, essa unidade será demonstrada também em outras ocasiões, sendo a mais próxima, o dia de Corpus Christi.