Maio, mês de Maria, mês das mães

Mês de Maio, mês de Maria, mês das mães… Mês da Mãe de Deus, mês das mães dos filhos de Deus. Que dignidade é essa que o Senhor do universo quis conceder à sua mais excelsa criatura? Na ordem das excelências da Santíssima Virgem, a da Maternidade Divina é como um sol que ilumina todas as demais. Como o sol brilha e ilumina a grande família humana, brilha e ilumina a família a mãe e esposa dedicada.

Com sua generosidade, sua prontidão constante e vigilante cuidado em todos os aspectos, a mãe de família ilumina a vida de seu marido e de seus filhos. Ela espalha ao seu redor luz e calor; a esposa e mãe é o sol da família com a luminosidade de seu olhar e o fogo de suas palavras; olhar e palavras que penetram docemente na alma ao mesmo tempo que afastam para longe o tumulto das preocupações, devolvendo-a o bem e a felicidade da convivência familiar.

A esposa é o sol da família com a sua natureza ingênua, com sua simplicidade digna e com sua majestade cristã e honesta. Sentimentos delicados, graciosos gestos, ingênuos silêncios e sorrisos lhe conferem a graça de uma flor que abre suas pétalas para refletir os raios do sol.

Oh mãe, se soubesses quão profundos sentimentos de amor e gratidão imprime nos corações de pais e filhos semelhante papel de esposa e de mãe. És o requinte da família, do amor e do afeto, da bondade e da misericórdia.