Dias das Mães (8)

“Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor?” (Sl 116). Em uma atitude de gratidão, o coração do salmista se interroga sobre como restituir ao Criador por todos os imensos benefícios recebidos. Parafraseando-o, esta interrogação cabe a cada um de nós: “Que poderei retribuir à minha mãe por tudo aquilo que ela fez em meu favor?”.

A palavra família indica uma pluralidade de pessoas. Mas há uma palavra que indica uma pessoa só, uma palavra de especial significado: mãe. Mãe é a quintessência da família, porque é a quintessência do amor, é a quintessência do afeto, e nessas condições a quintessência da bondade e da misericórdia.

Desta maneira, a alma em contato com a mãe começa a compreender o que é a bondade que não cansa. O que é a graça, o favor, o amor que não esgota, o que é aquela forma de afeto materno que faz com que a mãe nunca ache que é tedioso estar com o filho, nunca ache que é monótono estar com o filho. Ter seu filho nos braços, brincar com ele, soltá‑lo no chão, vê‑lo correr de um lado para outro, ser importunada por ele incontáveis vezes durante o dia com perguntinhas, com brinquedinhos… para uma boa mãe, isso é a alegria da vida.

Se alguém, na entrada desta vida, percebe o que é a alegria de uma boa mãe, compreende que a vida na Terra pode ser muito difícil, mas que enquanto conservar a recordação de sua mãe, conservará a recordação paradisíaca da sua infância.

Conservando esta recordação, conserva a esperança do Paraíso celeste, onde a boa Mãe nos receberá, e nós compreendemos através disso tudo quanto nos ama e vela por nós a Mãe das mães, a Santíssima Virgem Mãe de Deus.

Por isso, a cada ano que passa as homenagens às mães se renovam com mais afeto. E no último domingo, dia das mães, os Arautos do Evangelho de Nova Friburgo também fizeram sua homenagem às mães. O programa iniciou-se com a Santa Missa, especialmente celebrada nas intenções de todas as mães presentes. Na sequência, foi realizado um concerto com várias peças clássicas de orquestra e coral. Para encerrar um dia tão cheio de bênçãos, após um saboroso lanche, as crianças participantes do projeto Futuro e Vida apresentaram uma peça teatral de contexto russo-imperial. No fim do teatro, foi oferecida pelos filhos a cada mãe uma lembrança como símbolo do amor e da restituição filial.

Dias das Mães (6) Dias das Mães (4) Dias das Mães (5) Dias das Mães (7) Dias das Mães (8) Dias das Mães (10) Dias das Mães (9) Dias das Mães (11) Dias das Mães (12) Dias das Mães (13) Dias das Mães (14) Dias das Mães (15) Dias das Mães (16) Dias das Mães (17) Dias das Mães (18) Dias das Mães (19) Dias das Mães (1) Dias das Mães (2) Dias das Mães (3) Dias das Mães (20)