Durante o feriado de Carnaval os Arautos do Evangelho, em Nova Friburgo, promoveram duas atividades simultâneas: um retiro sobre a oração, para os adultos; e um acampamento, para as crianças e jovens do Projeto Futuro e Vida.

O retiro foi pregado pelo Pe. Ricardo José Basso, EP, e contou com participantes de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Teresópolis.

Tomando como base o livro de Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração, o pregador pode desenvolver o importante tema salientando que a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao Céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria, conforme dizia Santa Terezinha do Menino Jesus.

O acampamento proporcionou às crianças e jovens momentos de lazer como a subida à Pedra da Catarina e uma divertida “caça ao tesouro”, momentos de estudo como a visita ao planetário de Nova Friburgo onde puderam observar o eclipse solar no último domingo e momentos de aprofundamento espiritual com as aulas de catequese, orações em conjunto e visitas ao Santíssimo Sacramento.

Durante as atividades o Santíssimo Sacramento ficou exposto na capela da casa dos arautos derramando graças a todos os que o procuravam para um momento de adoração. Também o Sacramento da Penitência foi ministrado ao longo desses dias pelo Pe. Francisco Berrizbeitia, EP, que generosamente se dispôs a auxiliar o desenvolvimento do retiro e do acampamento.