Os espíritos celestes reunidos junto ao trono de Deus na origem dos tempos não tinham diante de si outra perspectiva senão a de perseverar sem declínio ou prevaricar sem remédio. Num instante eles se decidiram e num instante também foi fixado seu destino, pois em tal estado é impossível a penitência.

Primeiro Sábado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Caieiras SP; Situada no Seminário Menor dos Arautos do Evangelho

Primeiro Sábado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Caieiras SP

De outro lado, entretanto, pode Deus conceber um plano menos absoluto e menos severo, pondo a criatura em condições de aspirar legitimamente à reparação de suas faltas. Então, a penitência se torna uma exigência da ordem transtornada, único meio de restabelecer a paz entre Deus e sua criatura, e, conforme a comparação feita por São Tomás, remédio indispensável que opera na vida espiritual como a medicina corporal no organismo de um doente em perigo de morte. Nesse estado se encontra a humanidade. O Batismo nos engendra para a vida da graça; a Confirmação a aumenta e aperfeiçoa; a Eucaristia nos alimenta. Isso seria perfeitamente suficiente se não estivéssemos expostos a funestos acidentes que secam ou diminuem a seiva divina em nossas almas, comprometendo nossa salvação eterna. Sem esses acidentes, a penitência não teria razão de ser, pois sua finalidade é repará-los.

“A isso nos inclina a natureza racional”, diz São Tomás (Suma Teológica. III, q.84, a.7). Mas, para suprir suas impotências na ordem eminente dentro da qual foi ela posta, e também para estabelecer uma continuidade no admirável paralelismo que harmoniza nossas duas vidas, Deus elevou a penitência à dignidade de Sacramento.

Pe. Jacques-Marie-Louis Monsabré, OP – Conferências em Notre Dame de Paris.

Fonte: Revista Arautos do Evangelho nº 147 – março 2014 – contracapa.