Conhecendo a Gruta do Maquiné


No intuito de diversificar as atividades da viagem de férias os Arautos do Evangelho organizaram uma “viagem subterrânea” à Gruta do Maquiné, considerada uma das mais belas grutas do mundo, no município mineiro de Cordisburgo a 125 Km de Belo Horizonte.
Trata-se de uma das poucas grutas abertas à visitação no Brasil. Sua descoberta deu-se no ano de 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné conhecido como “Seu” Maquiné, que deu seu nome à gruta. Já no ano de 1834 um naturalista dinamarquês, Peter Wilhelm Lund, passou a explora-la cientificamente.
Sete salões compõe a parte aberta ao público. Um deles conta com 140 m2 de vão inteiramente livre escavado ao longo dos milênios pela força da água.
Um guia conduziu os integrantes do Projeto Futuro & Vida ao longo de 650 metros a uma profundidade de 18 metros. Encantou a todos verem as diversas figuras esculpidas pelo tempo aliado a ação da água, artisticamente iluminadas para realçar seus detalhes. A imaginação foi convidada a agir durante a visita, ora vendo em uma formação rochosa a forma de um elefante, ora de uma coruja, ou ainda de um carneiro, entre tantas outras. Não se pode deixar de mencionar o “véu da noiva” com seu encanto particular.
Depois de “voltarem à superfície” os jovens viajantes foram fraternalmente acolhidos na encantadora sede dos Arautos do Evangelho na “capital de todos os mineiros”; Belo Horizonte. Foi celebrada a Santa Missa com a participação de grande número de terciários e amigos dos Arautos nesta cidade. Mais uma vez o coral de Nova Friburgo pode homenagear a Nosso Senhor Jesus Cristo com seus cantos e encantar os participantes da Celebração Eucarística.