O Projeto Futuro e Vida auxiliando a família e a escola

Em meio às alegrias pascais o Projeto Futuro e Vida em Nova Friburgo continua sua benéfica atuação em prol da juventude brasileira.

Desta vez foram contempladas as Escolas Municipais Miguel Raimundo de Moraes Bitencourt, Isabel Gomes Siqueira e Bernardo Pacheco, todas em Nova Friburgo – RJ.

Na educação a instrução da inteligência tem um papel importantíssimo, mas é preciso lembrar que para educar uma criança ou um adolescente é necessário saber como mover sua vontade. A verdadeira liberdade consiste em saber dominar-se a si mesmo, como condição para um verdadeiro e sério aprendizado.

A família tem uma função original e insubstituível na educação dos filhos[1] . O amor dos pais, que se põe a serviço dos filhos para ajudá-los a tirar de si (e-ducere) o melhor de si mesmos, encontra sua plena realização precisamente na tarefa educativa[2].

Depois dos pais a escola tem a missão de sublimar o que a criança recebeu no lar. Em união com esta dupla missão – família e escola – o Projeto Futuro e Vida dos Arautos do Evangelho busca auxiliar a criança a moldar uma vontade forte que a leve a vencer os inúmeros obstáculos que a vida lhe apresentará.


[1] CONCÍLIO VATICANO II, Declaração Gravissimum educationis, 1965.

[2] CONCÍLIO VATICANO II. Declaração Dignitatis humanae, 1966.