Santa Helena

Nascida de uma humilde família na cidade de Daprasano, na Nicomédia, Helena mesmo se encontrando em uma família pagã percebia os graves efeitos de todas as perseguições romanas aos cristãos. Assistia os atrozes atos de tortura promovidos contra os recém-convertidos sem compreender sua razão, perguntava-se o porquê de tantas e tão bárbaras mortes, ainda mais se tratando de pessoas com tão boa conduta.  Todos aqueles fatos injustos prepararam o coração da pequena Helena para a grande missão que lhe esperava.

Tendo uma juventude marcada pelo grande caráter e nobreza de coração, Helena contraiu matrimônio com o conhecido general Constâncio Cloro, que então desempenhava o papel de prefeito do pretório durante o reinado de Maximiano.  O casal logo teve seu primeiro filho: Constantino.

O menino ao ser educado no palácio Imperial revelou-se um verdadeiro estrategista e organizador, o que lhe prometia um futuro brilhante. Logo após a morte de seu pai, Constantino faz com que sua mãe, já convertida ao Catolicismo, passe a viver no palácio de Trèveris.

Apesar de não manifestar o desejo de abraçar o batismo, Constantino dava inteiro apoio a condição católica de sua mãe, o que facilitou todo o trabalho desempenhado por dita senhora.

Estando já com seus setenta anos, Helena minifesta um profundo desejo de sua alma: ver e tocar o Sagrado Lenho onde pendeu a salvação do mundo. Apoiando o desejo de sua piedosa mãe, Constantino possibilita uma enorme excursão pelos sagrados lugares por onde os pés do Divino Salvador andaram. Desta forma foi possível aos cristãos descobrir vários dos lugares mais significativos da vida de Nosso Senhor.

Após incansável busca e escavações, Helena pode enfim contemplar no alto do Calvário três cruzes descobertas sob as areias da história. Mas como saber qual delas pertenceu ao divino Mestre? A divina Providência diria. Quando toda a comitiva estava diante das cruzes descobertas o Bispo Demétrio teve a sapiencial ideia de pedir um milagre. Estando ali uma piedosa cristã gravemente enferma, foi ela colocada sobre a primeira das cruzes e nada ocorreu, puseram-na sobre a segunda e nem sinal de melhora, mas, para alegria e afervoramento geral, ao ser posta sobre a terceira cruz a pobre mulher recuperou inteiramente a saúde.

Já conhecendo a verdadeira Cruz, Santa Helena não quis mantê-la somente consigo; por isso dividiu-a em três partes: uma enviou a Roma como presente ao Santo Padre, a segunda manteve em Jerusalém edificando uma magnifica basílica para veneração de tão importante relíquia, e a terceira levou a Constantinopla.

Helena desempenhou grande papel em todas as decisões de seu filho, principalmente no que tange a religião, e uma de suas principais conquistas foi a proclamação do Edito de Milão dando liberdade de Religião aos Cristãos em todo o Império Romano, fazendo cessar todos aqueles atrozes atos assistidos por ela quando criança.

Santa Helena constitui em nossos dias um magnifico exemplo de perseverança e determinação para levar e propulsionar a Fé com total liberdade e resolução.