São Roque

Dia 16 de agosto a Igreja nos dá a grande alegria de celebrar a memória de São Roque, santo muito popular em todo o mundo graças à sua eficaz proteção e auxílio, principalmente contra as enfermidades e pestes.

Nasceu ele no ano de 1300 na pequena cidade francesa de Montpellier. Tendo apenas alcançado a juventude ficou órfão e decidido a seguir a risca os conselhos evangélicos, vendeu toda a sua herança distribuindo o valor arrecadado em favor dos pobres.

Formou o firme propósito de ir a Roma. Na viagem hospedou-se na cidade de Acquapendente na região da Toscana. Ali se pôs a trabalhar em um hospital onde servia as pessoas mais infectadas e doentes, alcançando-lhes, de modo milagroso, numerosas curas. A partir de então passou a servir em numerosos hospitais logrando grandes curas. Entretanto, tal foi a proximidade com os infectados que acabou por ser contagiado pela peste, tendo assim, que se retirar da cidade e refugiar-se em um bosque extremamente ermo, onde vivia graças ao auxílio de um cão, que todos os dias levava-lhe um pão. O dono do cachorro vendo que diariamente o animal lhe tirava um pão da mesa sem o comer e, em seguida, desaparecia, decidiu certo dia a segui-lo, e, qual não foi sua surpresa, ao encontrar Roque, mal a morte, padecendo da terrível doença. Rapidamente o homem o levou para casa onde o santo pode se alimentar devidamente e se recompor da enfermidade.

Uma vez curado São Roque decidiu voltar a cidade de Montpellier, mas no caminho foi surpreendido por numerosos soldados que o acusavam de espionagem. Assim foi preso e morto na prisão aos 32 anos de idade.

Graças a seu incansável desejo de ajudar o próximo, principalmente nas dificuldades e moléstias, São Roque passou a ser considerado como padroeiro e patrono contra as pestes e enfermidades.