As Maravilhas do Mundo Antigo – Mausoléu de Halicarnasso

 

Em memória à pessoa falecida, e em homenagem ao corpo defunto, sepultamos nossos entes queridos em túmulos dignos.

Numerosas tumbas se espalham mundo afora. Algumas, retratando feitos portentosos em suas paredes daqueles que ali jazem, outras com belas figuras e gravuras, muitas, em sua maioria, com uma tampa de pedra encimada pela foto do falecido.

Uma tumba mereceu o título de maravilha da antiguidade, pelas suas linhas geométricas e, sobretudo pela sua história singular. Acompanhemos a descrição:

Há 2.350 anos, Artemísia, irmã do Rei Mausolo de Caria, país localizado onde hoje é a Turquia, mandou construir um soberbo monumento sobre os restos mortais de seu irmão. Projetado pelo arquiteto Pítio, o monumento tinha as fachadas decoradas com esculturas de quatro dos maiores artistas gregos, Escopas, Briáxis, Leocares e Timóteo.

Segundo a descrição de Plínio o Velho, escritor romano do século I d.C., o mausoléu era quase quadrado. O corpo principal apoiava-se numa base de 125m de perímetro, cercada na parte superior por 36 colunas jônicas. Nelas assentava uma pirâmide de 24 degraus, coroada por uma quadriga[1] de mármore, que perfazia os 25m de altura do monumento. Fragmentos das esculturas encontram-se no Museu Britânico, inclusive um friso que representa o combate entre gregos e amazonas.

Completa o acervo uma estátua com três metros de altura, provavelmente do próprio Mausolo. Essa grande tumba foi completada 3 anos depois de Mausolo morrer e 1 ano após a morte de Artemísia.

O nome mausoléu passou a significar um monumento em memória dos que morriam. Esta “maravilha” provavelmente foi destruída por um terremoto entre os séculos XI e XV. Em 1522, os blocos que restaram do mausoléu foram utilizados pelos Cavaleiros de São João de Malta para a construção de uma fortaleza.

Uma tumba que ficou para a História, marcando-a de maneira extraordinária, foi a sepultura que guardou por três dias o corpo inerte de nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo também palco de sua gloriosa Ressurreição.

O Santo Sepulcro é a verdadeira maravilha que ao longo dos séculos atrai milhões de fiéis que, ali, suplicam e agradecem os favores do Redentor.

Em marcha à sexta maravilha…


[1] Quadriga: Tipo de carro puxado por quatro cavalos. Utilizado na antiguidade no Oriente, sobretudo na Grécia e em Roma.