São Leonardo de Noblac

Apesar de pouco conhecido no Brasil, São Leonardo de Noblac ou de Limoges é um dos santos mais populares na Europa Central e objeto de uma das devoções mais antigas dos franceses.

Leonardo nasceu na Gália, na passagem do século IV para o V, de família nobre. Seus pais eram amigos íntimos de Clóvis, rei dos francos. Passados os anos, Leonardo não quis seguir a carreira militar e preferiu seguir a São Remígio, bispo de Reims.

Assim como São Remígio, também São Leonardo obteve, como fruto da amizade com o rei, o privilégio de conceder a liberdade a todos os prisioneiros com os quais encontrasse. O rei quis ainda conceder-lhe a dignidade episcopal, como era costume na época. Mas ele preferiu ir para junto de São Maximino, primeiro abade do mosteiro beneditino de Micy, na margem sul do Rio Loire, e, depois, sempre em busca de maior recolhimento e proximidade com Deus, foi para as proximidades de Limoges, na floresta de Pavum.

No entanto, seu recolhimento foi interrompido com a chegada do rei Clóvis, que caçava junto com outros nobres, acompanhado da rainha Santa Clotilde, então grávida. Precisamente nesta ocasião a soberana foi surpreendida pelas dores do parto. Aflito, o rei buscou auxílio junto a São Leonardo, que, com suas orações, acalmou a rainha eliminando as dores. Pouco tempo depois nascia um lindo menino. Como recompensa o rei presenteou ao Santo todo o terreno que “ele conseguisse percorrer montado em um burro”, para ali edificar um mosteiro.

Neste local São Leonardo edificou o mosteiro de Noblac, iniciado pela construção de um altar em honra de Nossa Senhora.

Em honra de São Leonardo de Noblac foram erigidas mais de seiscentas igrejas e capelas e sua fama se estendeu pelos séculos seguintes: “com especial devoção sacudiu a época das cruzadas e entre os devotos sobressaiu o príncipe Boemundo de Antioquia, que prisioneiro dos infiéis no ano 1100, atribuiu a sua libertação em 1103 ao santo, e voltando à Europa, doou ao santuário de São Leonardo de Noblac, como voto, uma corrente de prata, parecida com as que o amararam durante a prisão”.

A cada ano a Igreja celebra a memória de São Leonardo de Noblac a 6 de novembro, dia de sua morte em 545.

Peçamos a São Leonardo de Noblac que obtenha de Deus a liberdade para tantas almas cativas do pecado em nossos dias.[1]


[1] Fonte consultada: SGARBOSSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi. Um santo para cada dia. 6.ed. São Paulo: Paulus, 2005, p. 356.